A farofa natalina do Fabricio

Um dia uma amiga me contou (super animada) que tinha botado banana na farofa e que tinha ficado uma delícia. Eu estranhei um pouco, porque meu marido, o farofeiro mor aqui de casa, SEMPRE põe banana e levei uns segundos (com cara de boba) até me dar conta de que isso não era uma regra geral em farofas.

Eu sei meu bem, que na internet é possível encontrar zilhões de receitas de farofa para todos os tipos de gostos. Mãããããsssss como eu nunca na vida comi uma tão gostosa quanto a do meu marido, deixo aqui uma pequena colaboração.

farofa

Na verdade, como tudo na nossa casa, ele faz meio “de olho”, de acordo com os ingredientes que dispomos, mas algumas coisas são básicas e não variam. Então bora lá!

INGREDIENTES

  • 500 gr de farinha de milho amarela flocada (tipo essa aqui)
  • 03 colheres de manteiga
  • 01 cebola grande cortada em cubinhos
  • 150 gr de bacon cortado em cubinhos (porque né, é VIDA!)
  • miúdos de galinha (ou peru, ou aves em geral) também cortados em cubinhos
  • 03 a 04 bananas picadas em cubinhos
  • 02 a 03 ovos cozidos picados
  • 1/3 do pacote de uvas passas (ssssssim, vai ter uvas passas! Se tu não gosta – como eu – simplesmente não põe. Ou deixa de ser enjoado no cantinho do prato, rsrs)
  • azeitonas picadas verdes ou pretas, a gosto
  • temperos tipo salsinha, cebolinha, a gosto
  • sal a gosto

PREPARO

Aquecer a manteiga, refogar nela a cebola até dourar. Acrescentar o bacon e os miúdos, e deixar refogar por uns 5 minutos, até estarem bem cozidos. Juntar as uvas passas (até elas ficarem inchadinhas), as azeitonas e os temperos (salsinha, cebolinha ou o que mais você preferir). Se quiser fazer com antecedência, pare por aqui e reserve. Adicionar as bananas picadas e por último a farinha, deixando-a úmida (se for necessário use mais manteiga). Acerte o sal e pronto! Nhami nhami! A farofa pode ser servida quente ou fria, e pode ser usada para rechear a sua ave natalina.

22

Eu sei, as fotos estão horríveis, mas sejam compreensivos, é porque são muuuuito velhas mesmo (tipo, 2006, acho, rsrs). É que faz um tempão que passo o Natal na casa dos meus pais, no Rio Grande do Sul, e daí que não tenho fotos novas do preparo. Mas este ano tudo vai ser diferente vai rolar Natal na sogra aqui em Minsssss, então cola no nosso Instagram que prometo postar os aprontamentos culinários! Mas ó, para compensar, como bônus mais algumas receitinhas de blogs amigos pras festas de final de ano:

Ufa! Com este post cumpro com louvor o que prometi a mim mesma no post dos Enfeites Natalinos (ficou curiosa? Vai lá ver!) e posso ir pra roça tranquila e contente desplugar dessa vida internética. Logo volto para mentalizarmos um 2017 que deixe esse 2016 medonho no chinelo! Muitos, muitos beijos e um Natal cheio de amor para todos!!!!

Este post tem 2 comentários

  1. Essa eu acerto sempre, mas meus dotes culinários nem sempre são tão bons….kkkk…bjss querida, obrigada pela referência e Feliz Natal.

    1. Ah Léia, modéstia sua! Tuas receitas são sempre maravilhosas, adoro!! Feliz Natal para ti e tua família!!

Deixe uma resposta