Já aconteceu de eu entrar em uma loja de planejados e sair de lá com uma cozinha de quatorze mil reais comprada. Respira babe, claro que não era pra mim, mas pra uma cliente, e esta é uma situação, senão cotidiana, usual para um arquiteto de interiores. Comprar pelos outros, comprar aquilo que você acha lindo mas não pode – ou não quer mesmo – ter para si, vira uma conjuntura recorrente. Mas claro que nem todo mundo tem essas condições e se você quer saber a real do meu pensamento de arquiteta mendiga que sempre fui? Essa facilidade toda, às vezes nem tem taaaaanta graça assim!
O fato é QUE EU não tenho nem nunca tive quatorze mil reais para fazer a minha cozinha, aliás, eu tenho bem poucos pra falar a verdade. fuén fuén… E (plus a mais!) uma casa meio beeem velha caindo aos pedaços (você pode conferir o estado quando a compramos neste post). Quando chegou a hora de fazer a minha cozinha, eu já me encontrava na atual fase mais arquiteta mendiga do universo possível, momento mãe integral, nada de projetos por hora, tempo total para filha. Óbvio que isso não impediria o ímpeto organizativo que se instalou no meu ser, então projetei pequenas mudanças capazes de alterar a percepção do espaço, as quais encontram-se em andamento.
O antes e depois total da cozinha vem na sequência, parcelado como os armários que comprei em suaves prestações, mas atendendo a pedidos dazamiga, vou mostrar como organizei facas e ‘tômperos’ (porque o cantinho do chá & café eu já te contei aqui) e de quebra deixar umas ideiazinhas aí, vai que tu tá precisando te organizar nessas modalidades…
Bom, aqui em casa os lugares para guardar as coisas precisam ser meio auto-identificáveis, pois somos eu, marido e Damacena exercendo múltiplas funções. Além do mais, chegou Lorena para abalar e nesse meio tempo precisei retirar todos os itens quebráveis da parte de baixo dos armários, sendo este o principal motivo do início da dança da arrumação da cozinha. Comecei com os itens mais baratos e de efeito: faixas magnéticas para facas, organizadores de parede para os temperos, barras organizadoras para os cacarecos de cozinha que precisam ficar a mão e caixas plásticas de arquivos (sim, os de escritório) para tábuas de carne, colheres e apetrechos diversos.
Dando sequência, organizei os mantimentos principais em vidros similares. Vocês já devem ter percebido que o bicho do faça você mesmo e do reaproveitamento andam soltos por estas glebas, então escolhi reutilizar os vidros de azeitona para mantimentos, e vidros de geléia e alcaparras para temperos. Um tiquinho de preciosismo me faria escolher apenas as tampas vermelhas para já ir dando um chalminho, mas ainda não juntei suficiente para todos os vidros. (Inclusive recebo doações de vidrinhos de alcaparras e tampinhas vermelhas, #prontofalei! #Fabriciomemata!)
Para identificar, usei estas etiquetas originalmente vermelhas – tem também a versão verde que é tão bonita quanto! Eu pra variar imprimi em preto mesmo (e ainda assim ficaram lindas!) escrevi com caneta preta e colei com durex largo. Se você resolver usar, aproveita e já faz uma visita no site Just Something I made da Cathe Holden para agradecer e te diverte, pois há uma seção só de gratuitos!
Já para as etiquetas das tampas eu aproveitei o método da Nina Braz do Tu Organizas. Sem mistério: um círculo maior do con-tact petit-poa, outro menor do con-tact branco e escrevi com caneta para cd. Numa noite que minha amiga Vânia veio aqui em casa, enquanto tomávamos vinho e botávamos o assunto de meeeses em dia, escrevi e colei uma por uma. Agora prometemos repetir na casa dela, rs.
Mas ca-la-ro que antes de fazer os meus eu dei uma bizoiada na vizinhança blogueira para buscar umas inspirações. Quer ver o que eu encontrei?
- A Fran, do blog Lá de Casa preparou uns potinhos de tempero com tubinhos de pet muito estilosos e como lhe é peculiar, ensina tudo no maior amor, vai lá!!
- A Chris, dona da Casa da Chris (aquela moça bonita que ensina altos faça você mesma no Decora do GNT) deu um ar vintage aos potinhos de tempero.
- Tanto a Vila do Artesão como a maravilhosa gata das dicas, Flávia Ferrari mostram os passos de execução da mesma ideia: potinhos parafusados em prateleiras para organizar temperos ou o que você precisar! E a Flávia ainda foi além e descobriu que dá pra fazer o mesmo sem furação, só com fitas adesivas 3M, confere a dica!
- Essa galeria de fotos da revista Casa e Jardim me deu altas ideias organizativas de baixo custo. Amey os potes com puxadores nas tampas, que luxo!
- As gavetas handlettering de A Beautiful Mess me fizeram desejar ter gavetas para temperos! E sem querer me entregar, mas já o fazendo, a ideia de escrever nas tampas veio daí…
- The Kitchn tem uma lista de 18 dicas de organização geniais para cozinha. Eu usei a dos arquivos de escritório.
- Minha madrinha, há muitos anos atrás (eu devia ter uns dez, doze anos, então faça ideia do tempo!!) tinha um armário desses, com as portas cheias de prateleiras, que eu achava e ainda acho um sonho! Nem faço ideia de onde achar ou quanto custaria um desses bem feito… Apenas a título de registro de que é meu mobiliário de desejo / sonho de consumo para todo o sempre. Amém, rsrs.
- Do facebook da Transforma, uma empresa que faz objetos em madeira beeem bacanas, veio a imagem desta prateleira porta coisas possível de ser reproduzida com um conhecimento básico de marcenaria. De mais a mais, ela estava a venda por apenas R$ 100,00, corre lá!
- E por último (não podia faltar ela), a Vivi do Dcoração tem um post bem bacana com ideias organizativas para a cozinha!
Agora quer saber dos bastidores da vida real meu bem? A pessoa, antes de ir pro trabalho, enquanto espera a roupa lavar, o molho apurar e a água do macarrão ferver, bate um papo com a filha e tenta tirar umas fotos para este blog não mofar eternamente (sooo sorry babies!).Eu não queria, mas preciso dizer: tá tranquilo, tá favorável… Agora se não encontraste inspiração suficiente, tudo bem, tem um álbum no Pinterest só com ideias de armazenamento e organização e outro só de cozinhas lindas que talvez possam te ajudar.
Então é isso, pessoarrr. E tu, como faz pra manter a sanidade ordem por aí? Manda foto no Instagram ou no Facebook pra eu ver? Aproveita e já conecta o Cabeça de Frade por lá! Beijim!
https://br.pinterest.com/danielabobsin/armazenamento-organiza%C3%A7%C3%A3o/
https://br.pinterest.com/danielabobsin/cozinhas/
Oiiie, me identifiquei muito com a parte arquiteta mendiga.. hahahaha
No meu caso sou designer mendiga mesmo.. Adorei as suas organizações, estou louca pra comprar essas magnéticas para barra. E nós quando não temos muito temos que nos virar como podemos.
Beijos
Eu acho que quando não temos muito lançamos mão de idéias mais criativas, acredito na nossa falta de dinheiro como gerador de criatividade Livia, rsrs. As magneticas ajudam muito, (e não custam o rim!) eu cheguei a pensar em pintá-la, mas no fim desisti. Beijo! Obrigada pelos comentários, querida!
OWNNNNNN!!! Tão lindo estar por aqui <3
Obrigada!!!!
Não precisa nem agradecer né Flávia? Você sabe que sou super sua fã!!! Beijão!